A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) vai receber até 9 de março contribuições sobre o projeto básico para novas outorgas de rodovias federais.
Sugira a exigência de ciclovias no projeto básico de concessão nesse email: ts001_2015@antt.gov.br
A circulação por bicicletas em rodovias com pedágio, administradas por empresas concessionárias, costuma ser mais difícil que em rodovias administradas pelo poder público, como no caso da rota Márcia Prado em SP.
Logo, é importante os ciclistas se pronunciarem no momento de consulta pública da ANTT sobre esse processo de concessão de mais rodoviais, para se garantir o deslocamento por bicicleta nos trechos privatizados/concedidos.
É necessário mencionar a necessidade de garantir o fluxo de ciclistas desde o começo da concessão das rodovias, para que depois a empresa não restrinja o deslocamento de ciclistas afirmando que essa responsabilidade não foi exigida em contrato.
A circulação com segurança de ciclistas em rodovias é uma medida positiva tanto para a promoção do cicloturismo como para a redução das fatalidades envolvendo ciclistas nas rodovias federais.
Foto: ciclovia na rodovia José Mario de Santana, Pernambuco