Publicações

Renata Aragão recebe a medalha da Paz no Trânsito

A coordenadora geral da Rodas da Paz, Renata Aragão, receberá a Medalha Mérito Paz no Trânsito, concedida pelo Detran-DF para homenagear as pessoas que se destacaram na defesa de um trânsito seguro para todos e pela cultura de pacificação entre os atores que compartilham pistas, ciclovias, calçadas e todo espaço público de circulação e deslocamento.…

Continue lendo. Renata Aragão recebe a medalha da Paz no Trânsito

Conheça o relatório de inspeção da obra da Ciclovia do Guará II

No dia 25 de março, moradores do Guará e cicloativistas foram conferir a proposta da urbanização da avenida central no Guará II. A obra contempla a requalificação das calçadas, implementação de ciclovias e calçadas compartilhadas e acessibilidade de toda a avenida central, da estação de metrô Guará até o terminal rodoviário. Caso queira saber mais…

Continue lendo. Conheça o relatório de inspeção da obra da Ciclovia do Guará II

É proibido trafegar em acostamento, ANTT

Aproveitando que o Contran lançou hoje (17/3) a Resolução 897/20 que seria, em tese, sobre um programa de segurança nas estradas, queremos cobrar que a Agência Nacional de Transportes Terrestres, @antt, responsável pelo contrato com a concessionária Via-040, seja pressionada a recuar da decisão de liberar o acostamento para a circulação de veículos (prática proibida…

Continue lendo. É proibido trafegar em acostamento, ANTT

Semana Da Mobilidade – Programação

Participe do debate sobre Mobilidade Inteligente Brasília, 15 de setembro de 2021 No #DiaMundialSemCarro (22/9), às 10h, participaremos de uma mesa redonda virtual sobre as inovações nórdicas e brasileiras na área de mobilidade inteligente e sustentável, ao lado de autoridades e especialistas da #Suécia, #Dinamarca, #Finlândia e #Noruega, representantes do @SEST /Senat e da @BicicletariaCultural.O…

Continue lendo. Semana Da Mobilidade – Programação

Feirão da Rodas incentiva mais pessoas a pedalar em 2020

2020 foi um ano de desafios e muitas transformações. Dentre tantas mudanças, perdas, superações e reflexões pelas quais todos nós passamos, está a reavaliação sobre nosso modo de vida, sobre respeito, sobre sustentabilidade. Nesse contexto, uma das boas notícias que tivemos este ano foi o aumento considerável da venda de bicicletas. Em agosto, registrou-se um…

Continue lendo. Feirão da Rodas incentiva mais pessoas a pedalar em 2020

CICLISTAS LEVAM PAUTAS DO MANIFESTO PARA A REUNIÃO COM O DETRAN

No dia 01/12 a Rodas da Paz, junto com Yuriê Baptista da UCB e Luiz Fernando Pimenta como representante dos grupos de pedal, participou da reunião agendada por causa das manifestações (saiba mais) em defesa a vida no trânsito. Pelo DETRAN, participaram o Diretor-Geral Zélio Maia, o Diretor de Engenharia de Trânsito Pedro Paulo Barbosa, o…

Continue lendo. CICLISTAS LEVAM PAUTAS DO MANIFESTO PARA A REUNIÃO COM O DETRAN

Morre o ciclista Givelson da Cunha, vítima de atropelamento em Sobradinho

Amigos e familiares prestam homenagens O policial civil aposentado Givelson Carlos Batista da Cunha, 54 anos, veio a falecer no último domingo (22/11) por complicações resultantes do atropelamento que sofreu no dia 8 de novembro de 2020 enquanto pedalava com o grupo Jaguar do Pedal na DF-205, na região do Córrego do Ouro, próximo à…

Continue lendo. Morre o ciclista Givelson da Cunha, vítima de atropelamento em Sobradinho

MANIFESTO PELA VIDA NO TRÂNSITO

Em 2020, 12 ciclistas morreram atropelados nas vias do Distrito Federal. Quase todas essas fatalidades tiveram relação direta com a alta velocidade das vias. Segundo dados do Detran-DF, 138 vidas já foram ceifadas violentamente no trânsito da capital, incluindo ciclistas, pedestres, motociclistas, passageiros e os próprios motoristas de automóveis. Comportamentos irresponsáveis como o consumo de…

Continue lendo. MANIFESTO PELA VIDA NO TRÂNSITO

MANIFESTO PELA VIDA NO TRÂNSITO

Por ocasião da colocação de trê Ghost Bikes no mês de outubro de 2020, a Rodas da Paz decidiu lançar esse manifesto defendo políticas públicas necessárias para que cesse a morte de ciclistas no DF. Segue o texto: ——————————————————————————————————————–Em 2020, 8 ciclistas foram mortos nas vias de Brasília. Todos as fatalidades tiveram relação com as…

Continue lendo. MANIFESTO PELA VIDA NO TRÂNSITO

CONVITE | Live de lançamento do livro “Pedalar é Suave”

Acontecerá, na quinta-feira, dia 24/9, a live de lançamento do livro digital para crianças: “Pedalar É Suave”. O evento online será transmitido a partir das 19h da quinta (24), no canal do YouTube da Rodas da Paz. Muito obrigado por apoiarem essa ideia. Agradecemos a torcida, o carinho e o apoio pelo financiamento coletivo. Nos…

Continue lendo. CONVITE | Live de lançamento do livro “Pedalar é Suave”

Retificação da ata da Assembleia Geral Ordinária do dia 01 de junho de 2019.

A Associação Civil Rodas da Paz, onvoca a todos os associados e à comunidade em geral para a Assembléia Geral Ordinária que será realizada no próximo dia 1º de agosto de 2019, quinta, às 9:30h em primeira convocação e às 10h, em segunda e última convocação.A Assembléia será realizada na Escola VitaBhaya Yôga na SHIGS 707 Bloco M casa 55 (acesso pela w3), Asa Sul.

Continue lendo. Retificação da ata da Assembleia Geral Ordinária do dia 01 de junho de 2019.

Nota pública pela democracia e pela igualdade

A Associação Civil Rodas da Paz tem como seus principais objetivos propor, acompanhar e cobrar políticas públicas que possam proteger a vida de ciclistas e pedestres e estimular cada vez mais pessoas a adotarem a mobilidade ativa no DF. Para fazer isso acontecer exercemos a cidadania, o ativismo. Organizamos a sociedade civil interessada, realizamos manifestações…

Continue lendo. Nota pública pela democracia e pela igualdade

Atenção! XVI Passeio Ciclístico Rodas da Paz está suspenso.

Atenção! Por motivos alheios à vontade da coordenação o XVI Passeio Ciclístico Rodas da Paz foi suspenso. O Passeio Ciclístico da Rodas da Paz é uma atividade de cidadania e mobilização para conscientização de toda população do Distrito Federal sobre uma mobilidade cidadã, justa e segura para todos. Nos últimos anos o Passeio tomou proporções…

Continue lendo. Atenção! XVI Passeio Ciclístico Rodas da Paz está suspenso.

O 16º Passeio Ciclístico da Rodas da Paz vem aí! Dia 29 de julho, a gente se vê na Ceilândia!

Pela segunda vez o tradicional Passeio Ciclístico da Rodas da Paz acontecerá na Ceilândia, a maior cidade do DF! Os participantes pediram na avaliação do Passeio de 2016, os participantes de 2017 aprovaram e agora vamos repetir a dose! Dia 29 de julho, com concentração às 8h em frente a estação de Metrô Ceilândia Centro,…

Continue lendo. O 16º Passeio Ciclístico da Rodas da Paz vem aí! Dia 29 de julho, a gente se vê na Ceilândia!

O ciclista e cicloativista Raul Aragão será homenageado com a Medalha Mérito Desportivo Militar, concedida a militares e civis pelo Ministério da Defesa

Hélder Rocha e Renata Aragão, pais de Raul Aragão, participam nesta sexta-feira (2/3) da cerimônia de entrega da Medalha, às 11 horas, no Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, na Fortaleza de São José, na Ilhas das Cobras, centro do Rio de Janeiro. Este ano, Raul Aragão Rocha é o único civil a receber em…

Continue lendo. O ciclista e cicloativista Raul Aragão será homenageado com a Medalha Mérito Desportivo Militar, concedida a militares e civis pelo Ministério da Defesa

Lago Norte, o potencial de ser um bairro modelo em mobilidade ativa

O Lago Norte, Região Administrativa do Distrito Federal, é conhecido pela grande qualidade de vida oferecida para seus moradores, pela urbanização generosa e pelo bom padrão de construção das residências. Recentemente, o bairro recebeu melhorias de segurança viária, como a volta para o limite de velocidade de 60 km/h e a revitalização de sua ciclofaixa,…

Continue lendo. Lago Norte, o potencial de ser um bairro modelo em mobilidade ativa

Senado promoverá audiência pública 19/fev sobre mobilidade de pedestres e ciclistas

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal realizará Audiência Pública no dia 19 de fevereiro de 2018, segunda-feira, às 9 horas, no Plenário nº 6 da Ala Senador Nilo Coelho, para debater sobre: “Políticas Públicas de Segurança no Trânsito e Mobilidade Urbana com ênfase na Mobilidade Ativa (ciclistas e pedestres)”. A…

Continue lendo. Senado promoverá audiência pública 19/fev sobre mobilidade de pedestres e ciclistas

Quantas ghosts bikes o DF tem?

Ghost Bikes são bicicletas brancas instaladas em locais de atropelamentos fatais com ciclistas, como memoriais em homenagem a quem perdeu a vida para a pressa de alguém, para a falta de planejamento viário, para a omissão do poder público. Também têm o objetivo de evitar que aquela morte caia no esquecimento, sendo considerada apenas um…

Continue lendo. Quantas ghosts bikes o DF tem?

Artigo no Correio: Sem pressa, todo mundo chega bem

Sem pressa, todo mundo chega bem Bruno Leite, coordenador Geral da ONG Rodas da Paz Desde 2005 as fatalidades envolvendo bicicletas vêm caindo no DF. Em 2016 foram registradas 19 vidas perdidas, o menor valor desde o início da década de 2000, quando os dados discriminando ocorrências envolvendo ciclistas começaram a ser disponibilizados. Ainda assim,…

Continue lendo. Artigo no Correio: Sem pressa, todo mundo chega bem

A Dory é um símbolo de paz

Na última sexta-feira à noite, um grupo de pessoas desceu do carro na avenida L2 Norte e tentou arrancar a bicicleta erguida pela família e pelos amigos em memória ao jovem Raul Aragão, vítima da violência no trânsito. A notícia sobre este ato violento repercutiu em todo o Brasil.  A bicicleta instalada é a mesma…

Continue lendo. A Dory é um símbolo de paz

Dia Global em Memória das Vítimas do Trânsito será celebrado no Lago Norte

Pedal na nova ciclofaixa 19/11 no Lago Norte A ciclofaixa do Lago Norte vai ganhar outra qualidade de sinalização nesse domingo, e vamos pedalar por lá para celebrar! O evento será domingo às 9h, com encontro no canteiro central em frente ao shopping Deck Lago Norte. Os cruzamentos serão mais bem sinalizados e a ciclofaixa…

Continue lendo. Dia Global em Memória das Vítimas do Trânsito será celebrado no Lago Norte

Mantenha sua anuidade em dia aqui!

O trabalho voluntário que realizamos depende do apoio de pessoas como você. Com a inspiração de vocês, realizamos nossas atividades em 2016  Trabalhamos por um DF que respeite as diferenças e conviva em paz, com mais saúde, mobilidade urbana sustentável e sem vítimas da violência no trânsito. Venha com a gente! O sistema de pagamento é online, simples,…

Continue lendo. Mantenha sua anuidade em dia aqui!

Redução da velocidade máxima das vias urbanas no Distrito Federal é pauta de encontro no Senado

A Rodas da Paz e o pai do Raul Aragão, ciclista morto por Johann Hamonnai, 18 anos, que conduzia seu carro a 95km/h (relembre o caso aqui), Helder Gondim, se reuniram no dia 07/11/2017, com o líder da bancada do DF no Congresso Nacional, o Senador Helio José, e com o Senador Paulo Paim. Na…

Continue lendo. Redução da velocidade máxima das vias urbanas no Distrito Federal é pauta de encontro no Senado

Rodas da Paz protocola representação para MPDFT acompanhar atropelamento de Raul Aragão

A Rodas da Paz protocolou nesta segunda feira 06 de novembro representação ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios pedindo o rigoroso acompanhando do atropelamento de Raul Aragão, ocorrido na L2 Norte dia 21 de outubro. A Representação menciona que “A atuação do MPDFT, junto à autoridade policial, faz-se necessária e urgente, ao se…

Continue lendo. Rodas da Paz protocola representação para MPDFT acompanhar atropelamento de Raul Aragão

O que a Rodas da Paz acha de ciclistas e pedestres serem multados?

A finalidade da política pública de gestão do trânsito é melhorar a segurança e garantir os direitos da população, não apenas fiscalizar regras por si só. Por isso, toda atuação do Estado no sentido de fiscalização deve ser bem coordenada com outras medidas como a oferta de infraestrutura e ações educativas visando a mudança efetiva…

Continue lendo. O que a Rodas da Paz acha de ciclistas e pedestres serem multados?

Respeito à vida antes de tudo: repúdio à violência sofrida por ciclistas após o velório de Raul Aragão

A Rodas da Paz repudia veementemente as ações adotadas pelo motorista Tiago Marcel Canabarro que tentou por diversas vezes atingir com seu automóvel um grupo de ciclista em Brasília na tarde do dia 23/10/2017, conforme amplamente noticiado pela mídia. Buscamos construir um trânsito mais humano para nossa cidade, com respeito a todos que ocupam as vias…

Continue lendo. Respeito à vida antes de tudo: repúdio à violência sofrida por ciclistas após o velório de Raul Aragão

Por Raulzito, continuamos

  Depois de quase 15 anos de trabalho voluntário diário e de importantes conquistas na mobilidade urbana do DF, a perda do querido amigo Raul Aragão para a violência no trânsito nos deixa consternados. Por mais que argumentemos que a velocidade atual das vias é perigosa para todos, vidas continuam sendo perdidas. Raul era uma…

Continue lendo. Por Raulzito, continuamos

É eleita nova diretoria da União de Ciclistas do Brasil

Durante o Bicicultura 2017 ocorreu a Assembleia Geral Ordinária da União de ciclistas do Brasil. Na ocasião foi eleita a nova coordenação da entidade, com a seguinte composição: Diretoria: – Diretor Presidente: André Soares (ACBC, Balneário Camboriú/SC) – Diretora Administrativa: Érica Telles (Mobicidade, Salvador/BA) – Diretor Financeiro:Felipe Alves(Ciclovida, Fortaleza/CE) Conselho Fiscal: – Joanna Almeida (Mobirio,…

Continue lendo. É eleita nova diretoria da União de Ciclistas do Brasil

Semana da mobilidade 18 a 25 de setembro de 2017. Não fique de fora dessa Semana! Envolva-se e ajude a transformar nossa cidade!

Chegou a semana da mobilidade de 2017! Confira aqui as atividades que estão programadas. Dia 19, às 14h30. Audiência Pública na Câmara dos Deputados – “Transporte como Direito Social” e lançamento do projeto “MobCidades – Mobilidade, Orçamento e Direitos”. Evento no Facebook:  https://www.facebook.com/events/1453168021436969/?ti=icl   Dia 19, às 19h. Seminário no Teatro Dulcina do Conic -…

Continue lendo. Semana da mobilidade 18 a 25 de setembro de 2017. Não fique de fora dessa Semana! Envolva-se e ajude a transformar nossa cidade!

Confira as apresentações feitas pela Rodas da Paz no Bicicultura 2017

A rodas da paz fez diversas apresentações no Bicicultura 2017, que aconteceu em Recife. De experiências envolvendo educação, advocacy, pesquisa e pedaladas, a troca e interação com outras iniciativas durante o evento foi muito rica. A ex coordenadora Geral e atual diretora Administrativa, Renata Florentino, teve selecionada uma oficina sobre incidência em políticas públicas, chamada…

Continue lendo. Confira as apresentações feitas pela Rodas da Paz no Bicicultura 2017

Confira as dez fotos mais curtidas do 15º Passeio Ciclístico com a hashtag #rodasdapaz

Veja aqui quem são os dez ganhadores do kit ciclista na loja Giro 66.  A retirada dos kits deve ser feita na loja: QND 30 Lote 42 Loja 01 Taguatinga Norte – CEP: 72120-300 Brasília – DF 1º Lugar 138 curtidas https://www.instagram.com/p/BXOr141Dt9E/?tagged=rodasdapaz 2º Lugar 95 curtidas https://www.instagram.com/p/BXLxDjJAAO_/?tagged=rodasdapaz 3º Lugar 91 curtidas https://www.instagram.com/p/BXLQ77fjhar/?tagged=rodasdapaz 4º Lugar 67…

Continue lendo. Confira as dez fotos mais curtidas do 15º Passeio Ciclístico com a hashtag #rodasdapaz

GDF apresenta seu plano de ciclomobilidade e inaugura estação de bicicletas na UnB

O GDF lançou hoje (9/8) na Universidade de Brasília o seu plano de ciclomobilidade, parte integrante do programa de mobilidade urbana ”Circula Brasília” lançado em 2015. De acordo com o governador Rodrigo Rollemberg, o programa tem “compromisso com a qualidade de vida da população de Brasília” e é um “programa de Estado, que prioriza o transporte coletivo e…

Continue lendo. GDF apresenta seu plano de ciclomobilidade e inaugura estação de bicicletas na UnB

Orientações aos participantes

E aí, bike pronta pra domingo?  Aqui vão algumas dicas e lembretes pro nosso passeio ser muito bacana! Camisetas As camisetas deste ano ficaram lindas e podem ser adquiridas por apenas R$15. Quem não conseguiu comprar pela internet poderá comprar conosco em três oportunidades, sexta no Plano Piloto (Asa Sul), e sábado e domingo na Ceilândia. SEXTA…

Continue lendo. Orientações aos participantes

Rodas da Paz faz assembleia e muda Coordenação Executiva

No dia 10 de junho de 2017 a Rodas da Paz realizou sua Assembleia Geral Ordinária tendo como pauta a (i) apresentação das atividades desenvolvidas nos dois anos da atual gestão (ii) apresentação resumida do balanço financeiro do período (iii) oficialização dos novos associados e (iv) eleição da(s) chapa(s) candidatas para a coordenação O encontro…

Continue lendo. Rodas da Paz faz assembleia e muda Coordenação Executiva

Coletas do Doe Bicicleta

O projeto Doe Bicicleta fechou o primeiro semestre de 2016 tendo doado mais de 270 bicicletas para diversos projetos sociais. O patrocínio recebido pela Embaixada da Austrália foi fundamental para viabilizar doações para creches na Estrutural, para refugiados em parceria com a ACNUR e para comunidades quilombolas em Cavalcante (GO), entre várias outras que nos…

Continue lendo. Coletas do Doe Bicicleta

8 motivos para ser contra o Projeto que obriga pedestres a fazer sinal com a mão para atravessar na faixa

O PLC 26/2010, que pretende tornar obrigatório o gesto com o braço para que o pedestre tenha o direito de atravessar a rua na faixa, se encontra em análise na Comissão de Direitos Humanos do Senado. Entenda por que essa medida representa um risco para a segurança do pedestre: Reduz a responsabilidade do motorista em…

Continue lendo. 8 motivos para ser contra o Projeto que obriga pedestres a fazer sinal com a mão para atravessar na faixa

ONG Rodas da Paz abre vaga para estágio em Comunicação

  A ONG Rodas da Paz abriu edital para contratação de estudante de Comunicação Social para atuar em suas mídias sociais. É preciso estar pelo menos no 6º semestre do curso, ter boa redação, domínio de ferramentas web, ser usuário/a das principais mídias sociais, ter organização, ser criativo/a e responsável. O candidato deverá ter disponibilidade…

Continue lendo. ONG Rodas da Paz abre vaga para estágio em Comunicação

Ciclofaixa de Águas Claras: não deixe a falta de informação atropelar esta conquista

O debate sobre o convívio da bicicleta com carros, ônibus, motos e pedestres tem se tornado cada vez mais frequente, principalmente depois das últimas ocorrências que envolveram atropelamento de ciclistas em diferentes regiões do DF. Além de ser uma prática saudável, as pessoas estão compreendendo que a bicicleta é uma forma alternativa ao carro para…

Continue lendo. Ciclofaixa de Águas Claras: não deixe a falta de informação atropelar esta conquista

Território e Mobilidade em debate nessa quinta na CLDF (23/3) às 15h

Nos últimos anos estão em debate aqui no Distrito Federal importantes instrumentos de planejamento territorial, a Lei Complementar de Uso e Ocupação do Solo do DF – LUOS e o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília – PPCUB, e seus respectivos projetos de lei devem seguir para a Câmara Legislativa em 2017. Esses instrumentos…

Continue lendo. Território e Mobilidade em debate nessa quinta na CLDF (23/3) às 15h

E a ciclovia da EPTG vai sair!

Segundo o edital disponível no site  (Clique aqui) do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), o processo licitatório para a implantação da ciclovia na Estrada Parque Taguatinga (EPTG) ocorrerá no dia 2 de fevereiro. Desde 2005, o DF conta com a lei distrital nº 3639/05 que prevê a construção de ciclovias em…

Continue lendo. E a ciclovia da EPTG vai sair!

Livro reúne série de pesquisas sobre o perfil do ciclista brasileiro

O capítulo sobre o perfil do ciclista brasiliense foi escrito por pesquisadores da Rodas da Paz No último dia 22 a Transporte Ativo lançou a publicação Mobilidade por Bicicletas no Brasil.O livro apresenta análises sobre dados da Pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro 2015, com capítulos escritos por pesquisadores de nove das dez cidades envolvidas na pesquisa.…

Continue lendo. Livro reúne série de pesquisas sobre o perfil do ciclista brasileiro

Zoneamento Econômico e Ecológico do DF será debatido entre os dias 25 e 31 de outubro

Consultas públicas discutirão texto que regulamenta e estabelece critérios para os zoneamentos  A coordenação técnica e política do Zoneamento Econômico e Ecológico do Distrito Federal (ZEE-DF) irá promover três consultas públicas durante o mês de outubro, para discutir o anteprojeto de lei que trata do ZEE-DF. Os encontros serão em Sobradinho, Samambaia e Plano Piloto,…

Continue lendo. Zoneamento Econômico e Ecológico do DF será debatido entre os dias 25 e 31 de outubro

Águas Claras quer pedalar! Tem 40% mais pessoas pedalando com a ciclofaixa

A fim de contribuir com o debate em curso junto à comunidade de Águas Claras sobre a implantação da malha cicloviária proposta, a ONG Rodas da Paz realizou em outubro de 2015 as primeiras contagens de ciclistas nesta região. Estas contagens têm o objetivo de servir como um indicador sobre o uso da bicicleta permitindo conhecer o…

Continue lendo. Águas Claras quer pedalar! Tem 40% mais pessoas pedalando com a ciclofaixa

TTN: solução ou cilada?

Desde o final de 2015 o GDF vem anunciando a retomada da obra do Trevo de Triagem Norte (TTN), que inclui a Ponte do Bragueto, como uma de suas grandes realizações no campo da mobilidade urbana. A obra vem sendo apresentada como uma medida que vai diminuir o congestionamento na saída norte de Brasília, supostamente…

Continue lendo. TTN: solução ou cilada?

Vai ter camiseta nesse passeio?

Calma! Vai ter sim a tradicional camiseta do Passeio Ciclístico da Rodas da Paz! Só que rolou uma mudança para 2016! O que rolou ? No Passeio da Rodas esse ano, a  diferença é que, além das camisetas gratuitas, distribuídas para as 100 primeiras pessoas inscritas, quem quiser pode adquirir a sua camiseta do Passeio por um valor simbólico de 10 reais…

Continue lendo. Vai ter camiseta nesse passeio?

Ato simbólico pela instituição do Dia Nacional do Ciclista é realizado na Câmara

Nessa quarta feira (10/8), entidades e parlamentares promoveram ato simbólico em defesa do Projeto de Lei que institui o Dia Nacional do Ciclista, no CEDES, Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados. O ato contou com a presença da União dos Ciclistas do Brasil, da Rede Bike Anjo, servidores do Ministério das Cidades,…

Continue lendo. Ato simbólico pela instituição do Dia Nacional do Ciclista é realizado na Câmara

14º Passeio anual da Rodas da Paz: todo dia é dia do ciclista!

Vem aí o Passeio Rodas da Paz. As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (8/8), são gratuitas e podem ser feitas pela página www.rodasdapaz.org.br. O tema desse ano é todo dia é dia do ciclista! As 100  primeiras pessoas que se inscreverem ganharão a camiseta do evento, que poderá ser adquirida por R$10 reais.…

Continue lendo. 14º Passeio anual da Rodas da Paz: todo dia é dia do ciclista!

PROGRAMAÇÃO DA IV FORMAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS RODAS DA PAZ

PROGRAMAÇÃO DA IV FORMAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS RODAS DA PAZ Sábado 6/8 8h30-9h – Concentração das caronas na estação 102 Sul e saída para o local da formação 9:30h-10h – Boas vindas e apresentação dos participantes 10:30h-12h – Apresentação sobre o cenário da mobilidade no DF e a atuação da Rodas da Paz 12h30-14h – Almoço…

Continue lendo. PROGRAMAÇÃO DA IV FORMAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS RODAS DA PAZ

Moradores e entidades fazem abaixo assinado sobre obra na Saída Norte

Moradores do final da Asa Norte e entidades estão mobilizados em relação à qualidade ambiental da obra do Trevo de Triagem Norte. Além de diversas ações, os moradores estão com abaixo assinado online pedindo que o Governador Rodrigo Rollemberg repense a concepção da obra, que é caracterizada por viés rodoviarista e com impacto ambiental a…

Continue lendo. Moradores e entidades fazem abaixo assinado sobre obra na Saída Norte

Nós não somos dinamarqueses

por Denis Russo Burgierman – texto originalmente publicado na VEJA Nós não somos dinamarqueses Em 1962, Copenhague, a capital dinamarquesa, foi tomada por uma polêmica. Estava nos jornais: “Nós não somos italianos”, dizia uma manchete. “Usar espaços públicos é contrário à mentalidade escandinava”, explicava outra. O motivo da polêmica: Um jovem arquiteto chamado Jan Gehl,…

Continue lendo. Nós não somos dinamarqueses

Rodas da Paz abre vaga para estágio em comunicação para mídias sociais

A ONG Rodas da Paz procura alguém que esteja cursando Comunicação Social a partir do 6º semestre para atuar em mídias sociais. É preciso ter boa redação, domínio de ferramentas web, ser usuário das principais mídias sociais, ter organização, ser criativo e responsável. A ONG fará uma formação de voluntários dias 6 e 7 de agosto, o…

Continue lendo. Rodas da Paz abre vaga para estágio em comunicação para mídias sociais

Coletas do Doe bicicleta voltarão em setembro

O projeto Doe Bicicleta fechou o primeiro semestre de 2016 tendo doado mais de 270 bicicletas para diversos projetos sociais. O patrocínio recebido pela Embaixada da Austrália foi fundamental para viabilizar doações para creches na Estrutural, para refugiados em parceria com a ACNUR e para comunidades quilombolas em Cavalcante (GO), entre várias outras que nos…

Continue lendo. Coletas do Doe bicicleta voltarão em setembro

Detinha Bicicleta

Seu nome poderia ser Detinha Sorriso ou Detinha Bicicleta: sua energia e alegria eram contagiantes e seu compromisso com a causa da mobilidade urbana não poluidora e sustentável, uma das suas maiores paixões. Detinha foi inspiração e alegria na segunda turma da formação de voluntários da Rodas da Paz em 2014. Na foto, ela está…

Continue lendo. Detinha Bicicleta

Análise sobre obra na Ponte do Bragueto/Saída Norte é apresentada

A análise da Rodas da Paz sobre a obra do Trevo de Triagem Norte (TTN, Ponte do Bragueto) foi apresentada no Bicicultura em São Paulo no painel sobre planejamento cicloviário em 27/5, e a apresentação está disponível aqui. O projeto licitado do TTN não leva em consideração as diretrizes básicas da política nacional de mobilidade…

Continue lendo. Análise sobre obra na Ponte do Bragueto/Saída Norte é apresentada

Mais uma doação de bicicletas para pessoas refugiadas

Há um ditado popular que diz assim: farinha pouca, meu pirão primeiro. Quem enfrenta as dificuldades de sobrevivência sob uma perspectiva mais humana, ao contrário, escolhe dividir. No domingo (11/4), aconteceu a segunda doação de bicicletas da Rodas da Paz a grupos de pessoas refugiadas que foram acolhidas no Brasil. A primeira doação aconteceu em…

Continue lendo. Mais uma doação de bicicletas para pessoas refugiadas