Salve o planeta, pedale!

Brasília está prestes a receber os dois maiores eventos de bicicleta do Brasil e mundo: O Fórum Mundial da Bicicleta e o Bicicultura, que serão realizados entre 4 e 8 de setembro de 2024.

Com o tema ‘Salve o planeta, pedale!’, a programação contará com especialistas em mobilidade urbana, autoridades públicas, cicloativistas, amantes da bicicleta, ciclistas e demais pessoas interessadas em promover uma mobilidade sustentável,  capaz de mitigar a crise climática.

A programação é composta, entre outras, pelas seguintes atividades:

  • Oficinas, debates e rodas de conversa;
  • Passeios de bicicleta: circuito histórico turístico,cultural; arquitetônica e pedal sonoro,
  • Intervenções urbanas e mostras de arte – durante todo o evento;
  • Atividades direcionadas para crianças: aBiciculturinha – durante todo o evento;
  • Atividades recreativas que envolvem a bicicleta: competição de bicicleta cargueira, bike polo, pumptrack, alley cat.;
  • Programação cultural: música, artes cênicas e audiovisuais  – durante todo o evento;

Eventos: 13º Fórum Mundial da Bicicleta e o 11º Bicicultura

Data: 4 a 8 de setembro 2024

Local: Espaço Cultural Renato Russo, Brasília-DF

Organização: Rodas da Paz e União de Ciclistas do Brasil

Sobre os eventos

O Fórum Mundial de BicicletaFMB, é um encontro internacional anual que tem como objetivo discutir, compartilhar conhecimentos e elaborar propostas de ações de defesa e promoção da bicicleta como meio de mobilidade. É realizado por Organizações da Sociedade Civil das cidades sede. 

O Bicicultura – Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo – é o maior evento anual de celebração do uso da bicicleta nas cidades brasileiras. Organizado pela sociedade civil e liderado pela União de Ciclistas do Brasil (UCB), o encontro é um espaço para o convívio e compartilhamento, um momento para celebrar a vida e para pactuar a construção de cidades mais humanas e socio-ambientalmente justas em um futuro não tão distante. 

O Bicicultura teve início em 2008, na cidade de Brasília, tendo a Rodas da Paz como instituição promotora. As edições seguintes aconteceram em Sorocaba (SP), São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Maringá (PR), Belém e Florianópolis,  além de duas edições virtuais, durante a pandemia. Em 2024, sob responsabilidade da Associação Civil  Rodas da Paz, o Bicicultura retorna à Capital Federal, 16 anos depois da sua primeira edição. 

Os eventos são realizados pela sociedade civil e toda ajuda é bem vinda, saiba como nos apoiar: