Após morte de triatleta, Vilela anuncia campanha educativa de trânsito

Crédito: Assessoria Ciclistas são recebidos pelo governador

Crédito: Assessoria
Ciclistas são recebidos pelo governador


Por Vanessa Alencar

O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) anunciou, por meio de seu Twitter oficial, que o Detran irá realizar uma ampla campanha educacional – voltada aos motoristas – de respeito aos ciclistas e pedestres. O anúncio foi feito nesta terça-feira (16), um dia depois da morte do empresário e triatleta Álvaro Vasconcelos Filho, atropelado enquanto pedalava na AL 101 Sul.

O assunto foi discutido durante uma reunião no Palácio República dos Palmares com representantes da Associação de Ciclistas de Alagoas. Presente ao encontro, Ângela Seabra, integrante do Movimento Bicicletada, disse que a campanha institucional foi uma solicitação do grupo ao governador.

Segundo ela, no começo de junho deste ano os ciclistas enviaram ofícios a empresas de ônibus, órgãos do governo e da prefeitura e até ao Ministério Público Estadual, pedindo a realização da campanha.

“Até hoje, só obtivemos resposta do Detran, que informou a realização apenas de ações pontuais nessa área”, contou, frisando que a educação dos condutores em relação ao ciclista era tão ou mais importante que a construção de ciclovias.

“Já andei de bicicleta em vários países. É impossível ter ciclovias em cidades inteiras, mas nesses lugares existe o respeito dos condutores”, destacou Ângela, acrescentando que o Poder Público e as empresas privadas também precisam se comprometer em verificar a aptidão dos motoristas de ônibus e caminhões contratados. “Muitos desses condutores estão assassinando pessoas nas ruas”.

A integrante do movimento disse esperar que a reunião traga resultados positivos, mas lamentou que a ‘coisa ande’, segundo suas palavras, somente após a morte de uma pessoa conhecida na sociedade.

Ciclovias

Durante o encontro, o governador falou também sobre a construção da ciclovia na AL 101 Sul. Segundo ele, o projeto está pronto e, em setembro deste ano, a obra deve ser iniciada com a liberação dos recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Ouvi várias sugestões para melhorar o tráfego e o ciclismo em Alagoas. Nosso governo está aberto para discutir e juntar esforços para garantir mobilidade urbana e segurança de ciclistas, pedestres e motoristas”, destacou Vilela no Twitter.

Em relação ao pleito para a construção de uma ciclovia na Via Expressa, em Maceió, o governador afirmou que está sendo realizado um estudo, mas não entrou em detalhes.

Fonte: Cada Minuto

Tags: