Presidente da Câmara Legislativa defende bicicleta como solução no transporte

Em encontro com integrantes da Rodas da Paz e moradores de Águas Claras nessa quarta feira na Câmara Legislativa, a presidente da Câmara Legislativa do DF, Celina Leão, foi enfática ao afirmar que é preciso agilidade na execução de projetos para promover o uso da bicicleta nas cidades do DF.

A Rodas da Paz procurou o apoio da deputada para cobrar a sinalização da ciclofaixa de Águas Claras, parte do projeto Mobilidade Ativa. O projeto já conta com aprovação técnica do Detran e orçamento garantido desde final de 2015 mas ainda não virou realidade para as pessoas que já usam ou pretendem começar a usar a bicicleta como meio de transporte em Águas Claras, um dos bairros mais congestionados do DF.

A deputada se mostrou sensível ao aumento do número de ciclistas mortos no trânsito do DF, em especial em vias urbanas. Celina Leão entrou em contato já durante o encontro com o diretor geral do Detran, Jaime Amorim, e identificou que o atraso na sinalização está se dando pela falta de uma portaria estabelecendo a parceria entre o Detran e a Novacap para fazerem a sinalização juntas. A portaria conjunta é necessária para esclarecer que o Detran fará a pintura das avenidas de Águas Claras e em contrapartida a NOVACAP fornecerá os tachões da ciclofaixa. Essa informação não havia sido passada para a Rodas da Paz em nenhum pedido de informação prévio sobre o cronograma, o que mostrou como foi importante a interlocução com o poder legislativo para se avançar na execução do projeto Mobilidade Ativa.

celina

celina2

celina3

fotos do encontro, tiradas pela assessoria da deputada

Tags: