Contagem de ciclistas na EPTG: veja o resultado

infografico-EPTG_1366x768_final

A Rodas da Paz realizou contagem de ciclistas na EPTG no dia 8 de julho de 2015, para mostrar a demanda já existente por infraestrutura cicloviária na via. Mesmo sem segurança, numa via de alta velocidade e tráfego, mais de 200 ciclistas foram visto num dia com chuva pedalando pela EPTG. Das 6h da manhã às 20h da noite, os voluntários se revezaram para fazer a contagem e o registro fotográfico da pesquisa na passarela da saída do Guará na EPTG, nos dois sentidos da via.

Dia 12 de agosto agora vamos fazer contagem na Ponte do Bragueto, quer ajudar? Coloque seu nome aqui: http://migre.me/r7Cl0 Estamos utilizando a metodologia disponibilizada pela Associação Transporte Ativo nessas contagens.

O relatório completo da contagem da EPTG você vê aqui. Dos 226 ciclistas contados, 77% tinham como finalidade do deslocamento a mobilidade, e 23% treino esportivo. Apenas 1% dos ciclistas contados nesse dia era do sexo feminino (3 mulheres), sendo que a presença feminina costuma ser representativa da percepção de segurança num trajeto, mostrando como a EPTG é vista como uma via perigosa para ciclistas. Inclusive, 61% dos ciclistas contabilizados estavam de capacete, percentual considerável comparado a contagens realizadas em outras cidades do país, onde o uso desse equipamento costuma ser menor.

O horário de maior frequência de ciclistas foi das 7h às 8h da manhã, e a distribuição de ciclistas de acordo com o horário e sentido de destino mostra a questão da habitação-trabalho presente no fluxo em direção ao Plano Piloto, bairro que concentra 47% dos postos de trabalho do DF e onde reside apenas 8% da população.

eptg.

Essa contagem faz parte da campanha que a Rodas da Paz vem fazendo em relação à necessidade de ciclovia na EPTG. Contabilizar a demanda existente é importante inclusive para se fazer nova medição após a existência de ciclovia e perceber a demanda reprimida que havia de pessoas que querem se deslocar hoje de bicicleta mas ainda não o fazem por não se sentirem seguras de pedalar junto aos carros com velocidade de 80 km/h.

Saiba porque defendemos a ciclovia na EPTG aqui.

ciclovia_eptg_motivos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Amostra do registro fotográfico da contagem:

eptg_colection