Detinha Bicicleta

rodas1_detinha

Seu nome poderia ser Detinha Sorriso ou Detinha Bicicleta: sua energia e alegria eram contagiantes e seu compromisso com a causa da mobilidade urbana não poluidora e sustentável, uma das suas maiores paixões.

Detinha foi inspiração e alegria na segunda turma da formação de voluntários da Rodas da Paz em 2014. Na foto, ela está vestindo a camiseta do CUC, Movimento Ciclistas Urbanos Capixabas, do qual foi uma das fundadoras.

Ambientalista e integrante de vários coletivos, participava do projeto nacional Bike Anjo, que ajuda a promover o uso da bicicleta ensinando as pessoas a pedalar, e defendia a maior participação das mulheres nos espaços de poder.

De acordo com as notícias divulgadas, Detinha pedalava quando a pessoa ao volante abriu a porta sem olhar e a atingiu, levando à queda e depois ao desfecho fatal.

No Código Brasileiro de Trânsito, art. 49, está previsto que o condutor e os passageiros não deverão abrir a porta do veículo, deixá-la aberta ou descer do veículo sem antes se certificarem de que isso não constitui perigo para eles e para outros usuários da via. No parágrafo único, a orientação é que o embarque e o desembarque devem ocorrer sempre do lado da calçada, exceto para o condutor.

Força aos amigos de Vitória (ES) e, principalmente, à família da Detinha – o marido Luiz Son e as filhas Nunah Alle e Noran Alle.

detinha

Tags: