Rodas da Paz participa da Reunião inaugural do conselho local de planejamento – região administrativa 1, Plano Piloto

No dia 04 de fevereiro de 2014, a Rodas da Paz participou, sendo representada por seu presidente, Jonas Bertucci, da reunião inaugural do conselho local de planejamento (CLP) da RA1.

A ONG foi eleita para compor o conselho, junto com outras dez entidades da sociedade civil, durante a etapa local da conferência distrital das cidades de 2013.

O conselho, assim com todos os demais conselhos das regiões administrativas recentemente criados, tem natureza consultiva e finalidade de auxiliar as respectivas administrações em discussões, análises e  acompanhamento das questões relativas ao  ordenamento e a gestão territorial local. Embora não seja deliberativo, um dos seus papéis é apontar prioridades na aplicação de recursos e projetos a serem submetidos ao conselho da unidade de planejadamente territorial (CUPT, cada qual composto por um conjunto de RAs).

O CPL deverá eleger um representante, dentre seus membros, que levará tais encaminhamentos ao âmbito do CUTP.

Estavam presentes na reunião representantes da Administração de Brasília, da Secretaria de Educação, CAESB, PM, de Conselhos Comunitários e outras ONGs ligadas a movimentos sociais diversos pela luta por direitos.

O CPL é composto por 20 membros ao total, sendo dez do poder público e dez da sociedade civil.

Nesse primeiro encontro estabeleceu-se que as reuniões serão mensais, sendo o próximo encontro no dia 11/03, onde será estabelecido seu regimento interno e iniciada discussão sobre os temas prioritários.

No contexto atual, um dos temas mais importantes será a revisão e o monitoramento do PPCUB e o uso de espaços públicos na região.

O decreto completo que estabelece outros detalhes sobre o  funcionamento do CLP pode ser acessado aqui.

 

Tags:, ,