Sobre

História da Rodas

Como tudo começou:

A ONG Rodas da Paz, organização apartidária e sem fins lucrativos, foi instituída em 2003 com o objetivo de reagir à violência e ao crescente número de acidentes e mortes no trânsito do Distrito Federal. Desde então, promove ações para a conscientização em prol de um trânsito seguro para todos, com especial atenção para os usuários da bicicleta. Entre suas ações estão palestras educativas, manifestos, passeios ciclísticos, recolhimento e distribuição de bicicletas doadas e iniciativas junto aos Poderes Legislativo e Executivo e suas políticas públicas, além da permanente vigília sobre o Estado para garantir a todos o direito da mobilidade com segurança, independentemente do meio de locomoção.

Por todas essas ações, a Rodas da Paz já foi premiada quatro vezes. Em 2004, recebeu o Prêmio Denatran; em 2006, o Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito; em 2007, foi agraciada pelo Ministério Público do Distrito Federal com a Insígnia da Ordem do Mérito.

Neste ano, a ONG recebeu dos Correios o prêmio Destaque do Ano, pela parceria na campanha anual Doe Bicicleta, que recolhe centenas de bicicletas usadas, conserta e depois entrega a comunidades carentes e atende às crianças que escrevem ao Papai Noel e pedem bicicleta de presente.

Esses prêmios constituem reconhecimento e incentivo ao nosso trabalho por parte dos órgãos públicos, das instituições privadas e da sociedade, motivando a consecução de nossas intenções e propiciando a adesão do conjunto social aos objetivos de nossas ações.

A Rodas da Paz vem desenvolvendo trabalho de incentivo ao uso de bicicleta e de educação no trânsito com vistas à boa convivência nas vias do Distrito Federal. A bicicleta representa mobilidade limpa, inclusiva e saudável. A cultura da bicicleta enriquece culturalmente as cidades, melhora a qualidade de vida e reduz o conflito na estrutura urbana. Também gera economia, poupa vidas e propicia um convívio mais humano no dia a dia das cidades. O incentivo ao uso seguro de bicicleta é tendência internacional e tema de ascendente relevância na agenda política do nosso País.

Para desenvolver as ações, a ONG depende do apoio de entidades e empresas parceiras, que se identificam com a causa da sustentabilidade, da mobilidade saudável.

Coordenação 2025 – 2027

A Coordenação é realizada de forma voluntária, com eleições a cada 2 anos. Conheça a coordenação:

Raphael Barros Dorneles
Coordenador Geral

Raphael Barros é ciclista brasiliense desde pequeno. É formado em Relações Internacionais e Educação Física pela Universidade de Brasília. Ativista a vida toda, já trabalhou com mobilidade urbana, economia solidária e software livre. Atualmente representa a ONG no Conselho de trânsito do Distrito Federal. Já foi coordenador da ONG na gestão 2019-21


Ana Luiza Carboni
Coordenadora Administrativa

Ana Carboni é ciclista urbana, formada em Psicologia pela FAMATH, com mestrado em Gestão de Recursos Humanos pelo King’s College London.
Natural de Niterói (RJ), retomou o uso cotidiano da bicicleta como meio de transporte ao retornar à sua cidade natal, em 2014. Desde outubro de 2021, vive em Brasília, onde atua na promoção da mobilidade ativa no Distrito Federal.


Atualmente, é Coordenadora Administrativa da Rodas da Paz, Conselheira da União de Ciclistas do Brasil (UCB) e representante da América do Sul na World Cycling Alliance. Também integra a rede Bike Anjo e a rede internacional BYCS. Coordena, no momento, o projeto Vias Seguras, da UCB.


Jonas Bertucci
Coordenador Financeiro

Possui doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília, com Estágio na Universidade de Paris X, mestrado em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (CEDEPLAR/UFMG) e graduação em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário do Distrito Federal. Tem uma experiência diversificada, com atuação na Secretaria Nacional de Economia Solidária, no Ministério do Trabalho, na Universidade Católica de Brasília, no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), no SENAI Nacional e em organizações não governamentais, tendo presidido a Associação Civil Rodas da Paz na sua gestão de 2013/14. Desde 2018 é professor e pesquisador do Instituto Federal de Brasília (IFB).


James Soares
Coordenador de Comunicação

Publicitário e estudante de Gestão Ambiental, James Soares transformou seu amor pelas bicicletas em uma trajetória inspiradora. Desde jovem, o ciclismo foi mais que um hobby — tornou-se um estilo de vida. Como atleta, percorreu trilhas desafiadoras em competições como Iron Bike e Brou, além de explorar o cicloturismo pelo Brasil.
Um ativista pela mobilidade sustentável. Criou o @CicloviaAtiva, plataforma que promove o ciclismo urbano e melhores condições para ciclistas. Sua paixão o levou ao empreendedorismo com a @BeeBikebrasil, empresa de cicloturismo de aventura que alia natureza, sustentabilidade e experiências transformadoras.


Coordenação Gestão 2023 – 2025

Coordenação Gestão 2021 – 2023

Coordenação Gestão 2019 – 2021