14º Passeio anual da Rodas da Paz: todo dia é dia do ciclista!

Banner facebook_14 passei - Rodaspng

Vem aí o Passeio Rodas da Paz. As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (8/8), são gratuitas e podem ser feitas pela página www.rodasdapaz.org.br.

O tema desse ano é todo dia é dia do ciclista! As 100  primeiras pessoas que se inscreverem ganharão a camiseta do evento, que poderá ser adquirida por R$10 reais.

A ONG Rodas da Paz realizará mais uma edição do seu tradicional passeio ciclístico no dia 21 de agosto de 2016. Além do percurso tradicional até à Ponte JK, haverá pela terceira vez o circuito menor na Esplanada, especialmente para as famílias que irão pedalar com crianças pequenas, o Passeio Rodinhas da Paz!

Todo ano, o evento reúne milhares de ciclistas. Trata-se de um momento importante de garantir visibilidade para a causa da mobilidade sustentável e da paz no trânsito e também para reforçar o compromisso do governo com melhorias nas condições de mobilidade da população.

O passeio se transforma numa verdadeira festa, que conta com a presença de ciclistas de todas as idades. Além disso, é gratuito, aberto para toda população do Distrito Federal e região metropolitana e independe da inscrição prévia, mas apenas os inscritos participam de sorteios e recebem informações da organização do passeio.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO!

===================================================
SAIBA MAIS SOBRE O TEMA DO PASSEIO 2016
TODO DIA É DIA DO CICLISTA
====================================================

Este ano, Rodas da Paz pedala pela oficialização do Dia Nacional do Ciclista, comemorado em todo o país no dia 19 de agosto. É a data que movimenta as capitais do Brasil e centenas de cidades, todos os anos, há dez anos, mas que ainda precisa ingressar, formalmente, nas datas comemorativas do calendário do Brasil.

O Dia Nacional do Ciclista alude ao crime de violência no trânsito ocorrido em Brasília, em 19 de agosto de 2006, que tirou a vida do jovem biólogo Pedro Davison. O atropelamento ocorreu numa via de 80km/h localizada em área urbana, o Eixão, por um motorista embriagado, acima da velocidade e que transitava numa via interditada para automóveis, a via central do Eixo Rodoviário. O caso de Pedro se tornou conhecido pelas grandes mobilizações feitas a época cobrando a punição do motorista responsável, Leonardo Costa. Num país em que 50 mil pessoas morrem pela violência no trânsito de forma banal e geralmente impune, a condenação de Leonardo Costa por homicídio com dolo eventual se tornou símbolo da luta por justiça e cidadania, para que as vidas tenham valor não importando como se desloquem no espaço urbano. É, portanto, uma data em defesa da cidadania. Comemorada no Brasil, de origem brasiliense.

Embora já seja celebrada e reconhecida em todo o país, a data não está oficializada. Acreditamos que esse reconhecimento pode criar novas oportunidades para promover a educação para a paz no trânsito, a promoção do uso da bicicleta, a cidadania e a mobilidade plural em nível nacional.

O projeto que definia o Dia do Ciclista tramitou na Câmara dos Deputados durante duas legislaturas. Ele havia sido aprovado em todas as comissões na legislatura passada, mas, por não ter sido incluído na pauta de votação do Plenário da Câmara, foi arquivado.

Em julho, Rodas da Paz encaminhou à Câmara dos Deputados um pedido de reconhecimento desta data no calendário nacional. O pedido foi encaminhado por meio do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados, para que a data passe a ser reconhecida oficialmente, pois o mais importante já ocorreu: a data foi abraçada pela população brasileira, que leva a bicicleta cada vez mais a sério.

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é órgão integrante do sistema de consultoria e assessoramento institucional unificado da Câmara dos Deputados e diretamente jurisdicionado ao Presidente da Casa. O Cedes oferece embasamento técnico-científico necessário ao planejamento de políticas e ao processo decisório no âmbito da Câmara.

Junto ao pedido encaminhado ao Cedes, Rodas da Paz anexou um dossiê sobre o Dia do Ciclista, com as comemorações feitas em 2015, com mais de 200 páginas de notícias da grande mídia, blogs e publicações de entidades públicas e celebridades de todo o país em comemoração a data, acompanhado de uma lista de instituições que apoiam a proposta.

Venha pedalar com a gente! Todo dia é Dia do Ciclista!

Serviço: Passeio Anual Rodas da Paz 2016
Concentração: a partir das 8h do dia 21/08 (domingo)
Local: Em frente ao Museu Nacional
Trajeto tradicional: Museu Nacional, Esplanada, Ponte JK |17km
Trajeto Rodinhas da Paz: Duas voltas na Esplanada |2,5km
Inscrições: www.rodasdapaz.org.br até 18 de agosto
Fotos do Passeio de anos anteriores para divulgação: circuitos tradicional e rodinhas
Realização: Rodas da Paz
Patrocínio: Conjunto Nacional, Instituto Sabin e Grupo Ágil
Apoio: Administração Regional de Brasília, GDF, Cultura FM, Escola VitaBhaya Yôga, Greens,  Sindicato da Habitação no Distrito Federal, Transamérica, Gomão Bikes, Teatro Mapati e MedLife

PERCURSO TRADICIONAL

Percurso adulto

PERCURSO RODINHAS DA PAZ

Percurso infantil

Spot de 16s:

 

Spot de 26s:

Tags:

26 comments on “14º Passeio anual da Rodas da Paz: todo dia é dia do ciclista!

  1. Webmaster disse:

    Não tem problema algum 😉

  2. Webmaster disse:

    Sim! 🙂

  3. Adriana disse:

    Tentei comprar a camiseta, mas não consegui. Vai ter venda na sede dia 20?

  4. João Pedro Fernandes Catão disse:

    Eu não lembro o número da minha inscrição, tem problema?

  5. Webmaster disse:

    Olá Lília!
    Clique novamente no ícone do PagSeguro e faça uma nova compra:
    https://pedale.me/vai-ter-camiseta-nessa-passeio/

  6. Lília Carvalho disse:

    Comprei uma camiseta, mas queria comprar mais duas, como faço?

  7. Webmaster disse:

    Olá Edwaine! A entrega das camisetas será sábado dia 20 das 10h às 16h em nossa sede, na EQS 102/103 Sul (veja como chegar aqui: https://pedale.me/wp-content/uploads/2014/08/localizacao-sede.jpg )
    Outra pessoa pode retirar suas camisetas sim, mas com algum documento seu.
    Caso não consiga pegar sábado, suas camisetas estarão em nossa tenda no domingo.

  8. Edwaine disse:

    Olá! Comprei 4 camisetas com meu cartão. Mas não poderei ir buscar. Qual o procedimento para que outra pessoa pegue para mim? Vocês irão entregar as camisetas no dia do evento também ?

  9. Webmaster disse:

    Olá Pedro! Desculpe pelo inconveniente.
    Enquanto tentamos corrigir esse erro, você pode adquirir a camiseta no ícone do PagSeguro nesse link: https://pedale.me/vai-ter-camiseta-nessa-passeio/

    Muito obrigada pelo apoio!

  10. Pedro Menezes disse:

    Infelizmente o link para a compra das camisetas está fora do ar (aparece: “O código de checkout não pode mais ser utilizado.”).

    Ainda é possível comprá-las? Se sim, tem alguma outra forma além deste link?

  11. Webmaster disse:

    Olá Tom!
    Vamos checar o que ocorreu, enquanto isso, você consegue comprar no ícone do pagseguro nesse link:
    https://pedale.me/vai-ter-camiseta-nessa-passeio/

  12. Webmaster disse:

    Olá Adriana!

    De modo algum, a camiseta é apenas uma lembrancinha opcional para quem quiser uma recordação do passeio, ele é aberto a todas as pessoas =)

  13. Adriana disse:

    O uso da camiseta é obrigatório?
    A família é grande…

  14. Antonio Tom Barros disse:

    Oi pessoal, quero comprar uma camiseta mas o site diz que:
    “O código de checkout não pode mais ser utilizado.”, em:
    “https://pagseguro.uol.com.br/checkout/error.jhtml”, quando se clica em:
    “https://pag.ae/bkcDqV9”.

    Há outro meio? Abraços, Tom.

  15. Webmaster disse:

    Olá Ricardo!
    As camisetas serão distribuídas sábado dia 20 das 10h às 16h em nossa sede, na EQS 102/103 Sul.
    Veja como chegar aqui: https://pedale.me/wp-content/uploads/2014/08/localizacao-sede.jpg

  16. Ricardo disse:

    Pode comprar, onde é entregue?

  17. Webmaster disse:

    Olá Célio!

    Sim, leve o id da sua esposa que ajudará a encontrar seu pagamento com muito mais facilidade!

  18. Celio Fernandes disse:

    Fiz a inscrição ( não prestei atenção ao número) ontem, dia 15, em meu nome mas paguei a camiseta com o cartão da minha mulher. Pergunto: será preciso levar a “ID” dela para receber a camiseta no sábado?

  19. Webmaster disse:

    O Passeio regressa inteiro para a Ponte JK, todo juntos pedalando 😉

  20. José Eduardo disse:

    Bom dia. O percurso encerra na Ponte JK ou retorna também para o Museu Nacional ? Se encerrar na Ponte JK terá algum suporte para retornar ao Museu Nacional ? Pois vou de carro e pretendo deixa-lo perto do Museu.

  21. Webmaster disse:

    sim Victor!
    As camisetas serão distribuídas sábado dia 20 das 10h às 16h em nossa sede, na EQS 102/103 Sul (veja como chegar aqui: https://pedale.me/wp-content/uploads/2014/08/localizacao-sede.jpg )

    Basta apresentar o doc de identidade na hora 😉

  22. Victor disse:

    Fiz a compra da camiseta. Para retirá-la basta um documento?

  23. Webmaster disse:

    Olá César! Deixe uma cópia da sua identidade com seu filho, pois então ele poderá retirar a camiseta que está em seu nome! Faremos consulta sobre os tamanhos das camisetas assim que passar de 500 unidades vendidas!

  24. Cesar Rocha disse:

    Fiz a inscrição (687) e encomendei uma camiseta. Minha dúvida: não poderei participar porque no dia estarei viajando (de bike, hehe) e queria saber como autorizar meu filho, que também participará, a retirar a camiseta, pois necessito MUITO dela.

    E também com relação ao tamanho da camiseta, escolhe-se na hora?

  25. Webmaster disse:

    Olá Rosana!
    O link para compra da camiseta é https://pag.ae/bkcDqV9
    Ele aparece na tela de confirmação após a inscrição e também no email de confirmação enviado!

  26. Rosana disse:

    Fiz minha inscrição (n. 311) mas nao axho o link para comprar a camiseta…

Comments are closed.