A fim de contribuir com o debate em curso junto à comunidade de Águas Claras sobre a implantação da malha cicloviária proposta, a ONG Rodas da Paz realizou em outubro de 2015 as primeiras contagens de ciclistas nesta região. Estas contagens têm o objetivo de servir como um indicador sobre o uso da bicicleta permitindo conhecer o perfil do ciclistas antes do início da implantação do projeto e também permitindo mensurar o impacto de uma nova infraestrutura ciclável após sua implementação.
Em setembro de 2016, cerca de um ano após a primeira contagem e seis meses após a implantação da ciclofaixa na Avenida das Araucárias, realizamos uma nova contagem, no cruzamento entre a avenida Araucárias e a Rua das Pitangueiras, que tem acesso direto à estação Arniqueiras do Metrô-DF e os resultados são surpreendentes!
- O volume total de ciclistas ao longo do dia apresentou um aumento de 41%;
- Aumentou consideravelmente o uso da bicicleta durantes a noite, com pico em 2016 no horário entre 19h e 20h;
- Aumentou a participação no uso bicicleta entre jovens ciclistas, no grupo de 12 a 18 anos de 10% para 15%;
- Caiu o uso da calçada de 30% para 5%;
Os indicadores mostram que a estrutura cicloviária influenciou o comportamento das pessoas que utilizam as vias em Águas Claras de forma significativa e reforçam a necessidade de continuidade da implantação do projeto Mobilidade Ativa para todo o DF.
Uma importante variação observada foi o aumento de ciclistas utilizando a contramão da via, o que pode ser explicado, provavelmente, pela falta de infraestrutura cicloviária no sentido contrário ao da Av. Araucárias.
O próximo passo para a continuidade do projeto é a aprovação da sinalização da ciclofaixa da Av. Castanheiras pelo DETRAN/DF. Esta é uma ação fundamental para se oferecer à região uma malha cicloviária que atenda às necessidades de deslocamento da população.
Acesse o relatório completo aqui.
E veja as fotos da contagem de Águas Claras de 2016 aqui.