Se você usa a bicicleta como meio de transporte no DF, participe do mapeamento colaborativo das ciclovias e ciclorrotas, realizado pela Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal.
Para contribuir, basta seguir esses 3 passos:
1) Escolha o aplicativo que achar melhor para registrar seu percurso. O importante é que seja possível exportar os arquivos no formato KML ou GPX. Sugerimos o aplicativo “Minhas Trilhas”, um dos mais simples. Se preciso, acesse este tutorial;
2) Registre sua rota, fazendo anotações de problemas ou de dicas para outras pessoas que possam utilizar esse percurso futuramente;
3) Identifique o arquivo segundo o modelo “seunome_cidademapeada_
Após tratar as informações, a secretaria disponibilizará mapas a serem compartilhados com a população. É fundamental que quem utiliza a bicicleta seja ouvido neste trabalho de planejamento, readequação dos projetos de conexão e interligação das rotas cicláveis do DF.
Para mais informações, acesse a apresentação da SEMOB.
Ótima iniciativa.
Pretendo adquirir uma bicicleta nos próximas semana para via ao trabalho, integrando meu trajeto com o metrô, e contribuirei com o programa.
Aproveitando, viram a notícia que o GoogleMaps começou a disponibilizar a opção de bike em suas rotas? O serviço já está disponível para São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Curitiba (https://macmagazine.com.br/2015/06/24/cada-vez-mais-completo-google-maps-conta-agora-com-opcao-de-tracar-rotas-de-bicicleta/)
Com iniciativas como essa esse serviço pode chegar mais cedo por aqui