Diferentes caminhos se cruzam rumo à escola e os alunos optam pelos meios de transporte disponíveis para acessar o direito à educação. A escola pode se tornar um espaço privilegiado para debater a mobilidade urbana e os jovens, os sujeitos estratégicos para se pensar formas sustentáveis de se deslocar pela cidade. Considerando o potencial de parceria com professores, a associação civil Rodas da Paz publicou a cartilha online e gratuita “Caminhos da cidade: Atividades interdisciplinares sobre mobilidade urbana“.
A primeira edição da obra conta com exemplos de exercícios para as disciplinas de Português, Literatura, Artes visuais, Inglês, História, Geografia, Física e Matemática. A proposta é estimular os estudantes a aplicarem o conteúdo curricular da nona série do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médio à realidade ao seu redor. Em consonância com as provas do governo para avaliação do desempenho dos alunos, a publicação sugere atividades para problematizar o cotidiano da turma. Uma das situações, por exemplo, figura a escolha de uma jovem por moradia que esteja a 15 minutos da estação do metrô.
Os exercícios são variados e a forma de aplicação é flexível. O professor de uma disciplina específica pode optar por aplicar os exercícios somente para a sua aula. Outra possibilidade é a parceria de professores de diferentes disciplinas ou a utilização da cartilha em datas comemorativas, como a semana do Dia Mundial sem Carro (22 de setembro) ou do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).
A Rodas da Paz convida as escolas e professores a embarcarem nesta iniciativa e a enviarem fotos e demais produções dos alunos na temática da mobilidade urbana para educacao@rodasdapaz.org.br.