As ações do Dia Mundial Sem Carro começaram na França em 1997 e se espalharam por centenas de cidades na Europa. No Brasil, desde 2003 várias cidades vêm aderindo a campanha. A data, celebrada mundialmente em 22 de setembro, tem o objetivo de provocar a sociedade para uma discussão sobre nosso sistema e nossas escolhas de mobilidade. Como nos tornamos tão dependentes do transporte individual motorizado? O que podemos fazer para que nossas cidades se tornem mais receptivas a outras formas de deslocamento mais sustentáveis, eficientes e seguras?
Aqui no Distrito Federal diversas atividades são realizadas na semana do dia mundial sem carro, como seminários, festivais culturais e ações de rua. Duas das atividades mais importantes na data são:
Desafio Intermodal: O Desafio ocorre em várias cidades do Brasil, sempre em uma data próxima ao dia mundial sem carro e se propõe a avaliar a eficiência de diversos meios de transporte num trajeto tradicional da cidade. São três os critérios utilizados para a avaliação: tempo gasto para se chegar ao destino final, custo monetário e emissão de poluentes. Por isso, não basta chegar em primeiro lugar: o impacto ambiental e o peso do transporte no orçamento no final do mês também contam. No desafio costumam participar modos como: carro, táxi, ônibus, bicicletas de todos os tipos (fixa, speed, urbana, dobrável, etc.), metrô, moto, bicicleta e metrô, pedestres, corredores entre outros modais.
Vaga Viva: Sabe o espaço ocioso que é ocupado por um carro parado o dia inteiro numa das áreas mais movimentadas de Brasília? No Dia Mundial Sem Carro mostramos como esse espaço poderia ser bem aproveitado se não estivesse tomado por carros, montando uma estrutura de descanso, lazer, leitura e bate papo, uma espécie de mini praça, chamada vaga viva.
Olá,
Podem, por gentileza, me passar contato de whats?
Elcio Petris
Revista Bicicleta
47 9 8464-1212
Obrigada pelo apoio!
Gosto muito de bicicletas. Infelizmente o pouco tempo não nos deixa pedalar o quanto deveríamos e o quanto desejamos. Não há também, por parte do governo, quaisquer incentivo através de criações de vias especiais para ciclistas. Parabéns aos criadores deste projeto.
* mas devido à nossa constituição se torna difícil empreender alguma coisa diferente neste setor…
Sou um apaixonado por bicicletas, tanto que a minha amada Nishiki Agressor 1996 está aqui do lado e amanhã faz 20 anos que tenho ela. A questão é que eu não gosto desta história de “dia não sei lá das quantas” pois todo dia deveria ser o dia de utilizar o transporte certo para a aplicação certa.
Para piorar, o Brasil não permite certas atitudes por motivos ambientais, cito o caso taxistas vs. Uber que está na mídia, mas não se limita a isto. Quando fui fazer mestrado em Curitiba em 2004 adotei a minha Nishiki como meio de transporte na Capital paranaense, até o dia que foi tentado um atentado contra a minha pessoa! Enquanto eu trafegava a 53km/h em uma ciclovia, vazia, óbvio, a cerca das 15 horas de um dia de sol, um sujeito pulou do mato na minha frente e começou a gritar palavras de graça: “Pára que senão atiro na sua cabeça”, enquanto tirava a camisa para mostrar a arma na cintura. Óbvio que acabei não parando.
Não obstante sempre quis empreender no negócio de ônibus, mas devido à nossa constituição. Basta verificar a campanha contra os fretados encabeçada pela prefeitura de São Paulo na gestão passada. Classificavam os fretados como “ônibus particulares” e que eram o problema da cidade. Hoje, pelo menos metade dos usuários de fretado que trabalham na tal zona do Kassab tem um carro lá no horário comercial.
Resumindo: é um problema ambiental!
Oi Ronaldo,
Achei essa campanha excelente e vou aderir, no dia 22/09, irei trabalhar de bike em prol do dia mundial sem carro. Mesmo, sabendo que não é seguro.
Boa sorte.
Najla Lopes
Ola galera, sou ciclistica e curto muito os passeios ciclistico, gostaria de poder ir trabalhar todos os dias
com a minha magrela , mas isso é impossivel pois moro na ceilandia e trabalho na esplanada, e ñ temos uma ciclivia que ligue esse trajeto, por isso que irei participar deste dia mundial sem carro pois temos que
ter e dar mais insentivo aos motorista que a bike pode ser um transporte saudavel tanto para o nosso corpo
quanto para o nosso planeta, portanto vamos la galera, vamos usar nossas bike todos os dias.
#partil bike.