O dia 19 de agosto marca o Dia Nacional do Ciclista, data criada em homenagem ao brasiliense Pedro Davison, vítima da violência no trânsito em 2006. A tragédia aconteceu no final do Eixão Sul, onde uma bicicleta branca (ghost bike), vem sendo mantida pela comunidade em sua memória.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) condenou o motorista a pagar indenização de R$ 150 mil aos pais e à filha de Pedro, mais pensão de R$ 970 à filha, além das despesas do funeral. Em 2010, Leonardo Costa foi condenado pelo Tribunal do Júri a seis anos de prisão, em regime semiaberto, por homicídio com dolo eventual, decisão até então inédita para esse tipo de caso.
A data já foi consolidada no calendário dos grupos cicloativistas do país, mas o Congresso ainda não tornou oficial.
A Rodas da Paz mobiliza diversas ações na data.
Sou ciclista apaixonado e esse dia tem que ser disseminado mesmo! Ciclismo para mim é um estilo de vida saudável! Abraços!
Luis, que delícia ler sua mensagem!Nos motiva a continuar nesse caminho, buscando transformar a cultura no trânsito! Obrigada pelo apoio!
pena mesmo! um país com tanta gente besta! no final vamos todos para o mesmo lugar, mas é preciso continuar tentando tornar a bicicleta um meio de transporte sim! semelhante na Holanda, Estados Unidos, Japão e China. Parabéns!! a todo o pessoal do RODAS DA PAZ! da qual sou associado e me orgulho em fazer parte. Deus abençoe e guarde a todos!!