O Eixão do Lazer se tornou um dos símbolos da qualidade de vida em Brasília, e um contraponto simbólico à desordenada ocupação do espaço público por carros na cidade.
Essa rua de lazer, de 16km de extensão, é uma das mais famosas do país, que conta com quase 20 ruas de lazer conhecidas nacionalmente, de acordo com levantamento da União dos Ciclistas do Brasil.
16 quilômetros de uma rodovia urbana interditada para carros e aberta para as pessoas já fazem a diferença numa cidade, e os mais de 120 quilômetros de rua de lazer que Bogotá promove mostram como é possível humanizar uma cidade oferecendo um espaço de lazer gratuito e democrático para seus pedestres, ciclistas, skatistas e quem mais quiser.
Em espanhol as ruas de lazer são chamadas de ciclovías recreativas, e em inglês open street. Pesquisando essas duas expressões na internet é possível descobrir várias iniciativas mundo afora desse tipo de intervenção urbana.
Veja como implementar uma na sua cidade com o manual que a Rede Latino America de Ciclovías Recreativas fez (em espanhol): acesse aqui.
E aqui os critérios para avaliar uma rua de lazer (em português): acesse aqui.
A Rodas da Paz já se posicionou em defesa do Eixão do Lazer sempre que essa iniciativa se viu ameaçada, tanto em 2008 como em 2013, e apoiamos a extensão dessa ação para outras cidades do DF. Já fizemos essa sugestão na Câmara Legislativa do Distrito Federal e diretamente ao GDF.