Muretas no meio do Eixão?

10518792846_921675e845_o

Bike Anjo ensinando pessoa a pedalar no Eixão do Lazer

Carta de leitor publicada no Correio Braziliense:

“O DER/DF pensa que o Eixo Rodoviário é rodovia distrital ou federal. Não é. É avenida que estrutura uma cidade que segue projeto urbano modernista tombado pela Unesco e pelo Iphan. É espaço de lazer e recreação da população das superquadras Norte e Sul. Também é local de grandes eventos e encontros culturais e gastronômicos. O DER vai acabar com isso. Caminhões e cegonheiras entram no Eixo porque falta sinalização. O que existe é ridículo.

A flexibilidade e fluidez viária deve ser mantida para emergências e engarrafamentos de trânsito, para que ambulâncias possam salvar vidas e para que policiais e bombeiros possam cumprir suas funções. As muretas propostas não vão impedir pedestres de atravessar a via, mas vão agravar e aumentar o número de mortes e lesões.

O Eixo Rodoviário é via urbana. Deve ser funcional e flexível. Não deve seguir o embretamento adotado pela engenharia de trânsito de Brasília nas estradas. Há soluções bem melhores — estética e funcionalmente — para o problema. E os escassos recursos disponíveis bem que poderiam ser aplicados na segurança viária e na qualidade de vida da capital federal”

Jorge Guilherme Francisconi

2 comments on “Muretas no meio do Eixão?

  1. Michel Venzi disse:

    O eixão no domingo é do lazer, onde famílias inteiras se encontram para diversas atividades, não temos culpa de que uma grande parte de cidadãos que moram longe não frequentem o local nos domingos e feriados, talvez por conveniência ou por desconhecer, mas o local é muito agradável e acolhedor para toda a comunidade, seja ela quem for, atleta ou não, para uma simples caminhada ou para um piquenique, um local para os deficientes passarem o tempo com atividades que em outros locais não tem a oportunidade de praticar ou simplesmente passear, em Brasília o deficiente está condenado a ficar na sua cadeira de rodas, no sofá ou na cama em casa, pois as opções de laser são poucas ou nenhuma, no parque da cidade não tem espaço pra acolher toda a população, as barreiras irão tornar o local menos bonito e transitável, a consciência tem que ser do motorista que se dirigir corretamente de acordo com as leis, os acidentes acabarão, haverá menos mortes no trânsito, um mundo e um futuro melhor para todos é o que desejamos.

  2. antonio eustaquio dos santos disse:

    Por um Eixão mais Humano e Menos Rodoviário

Comments are closed.